
Os visitantes conheceram ações positivas em prol do Meio Ambiente e, gratuitamente, tiveram contato com a cultura e a natureza local, além de se aventurarem numa parede de escalada com 12 metros de altura, descerem numa corda tirolesa, e ainda, experimentarem a adrenalina de praticar esportes de aventura como rafting e vôo de parapente.
De 24 a 27 de setembro, aconteceu o ECOADVENTUR Mantiqueira & Vale do Paraíba/2009, no Parque da Cidade, em São José dos Campos, que contou com a participação de mais de 80 expositores. Ali, ensinou-se, demonstrou-se e discutiu-se questões regionais e suas soluções quanto à ecologia, sustentabilidade, ecoturismo, jornalismo ambiental, preservação da natureza, despoluição de mananciais e esportes de aventura.
O Espaço Destinos Ecoturísticos, patrocinado pela empresa de ônibus Pássaro Marron, foi destaque ao reunir pela primeira vez num único evento, secretarias municipais de turismo das cidades de Caraguatatuba, São Sebastião, Ubatuba, Ilhabela, Paraibuna, Atibaia, Piquete, Santo Antônio do Pinhal, Monteiro Lobato, o distrito de São Francisco Xavier, São Bento do Sapucaí, Guaratinguetá e outros municípios que compõem os Circuitos do SEBRAE: Mantiqueira, Vale Histórico e Vale Religioso, e o Convention e Visitors Bureau de Campos de Jordão.
O Espaço dos FERAS reuniu micro empresas, operadoras ecoturísticas e de turismo de aventura como a Altus Turismo, o Clube de Cicloturismo do Brasil, a Secretaria de Esportes de Caraguatatuba que mostrou o trabalho feito pela Liga de Canoagem da cidade, César Dive Team e Overdive, ambas operadoras de mergulho, a Secretaria de Esportes de Ilhabela que alegrou a criançada ao montar uma piscina com barcos a vela monitorados por controle remoto, a instituição Ecosistema que desenvolve trabalhos de educação sócioambiental, consultorias, treinamentos e eventos de aventura, a Associação Valeparaibana de Skate e Surfe - AVSS, a Associação Brasileira de Parapente - ABP, a Revista Pulse, a Simbiose Aventura, o Rio Vivo, projeto da Band Vale de conscientização dos problemas de poluição do Rio Paraíba, a Associação de Surfe de Caraguatatuba e a Companhia de Rafting de São Luis do Paraitinga. Houve sorteio de dois vôos de parapente e de brindes no evento.
O FERA – Festival de Ecoturismo e Esporte de Aventura chamou a atenção para a necessidade de aperfeiçoamento da estrutura receptiva do turismo sustentável, além de contribuir para a maior divulgação do que já é feito na região. Durante os quatro dias de evento, os visitantes praticaram gratuitamente, atividades de aventura como tirolesa, parede de escalada de 12 metros, oficina de rafting e canoagem, vôo de parapente, montanhismo e técnicas verticais e uma caminhada no Parque da Cidade.
O Espaço da Ecologia que integrou o ENPRO-ECO - Encontro Pró Sustentabilidade Sócioambiental, outro eixo do EcoadventurM&VP/2009, reuniu organizações não governamentais, entidades ambientalistas e de classe, que exibiram projetos e realizações que beneficiam à população. Entre os presentes, o Instituto Ecológico e de Proteção aos Animais – IEPA de São José dos Campos que orientou os visitantes sobre o tráfico de animais silvestres, o programa de reabilitação feito com estes animais, e o Projeto Adote um Amigo, na qual cães e gatos foram adotados por pessoas que visitaram o evento.
A Vale Verde – Associação de Defesa do Meio Ambiente distribuiu panfletos das atividades, palestras, cursos, ações, projetos ambientais e campanhas educativas desenvolvidas pela entidade, assim como fez a Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São José que mostrou o trabalho feito nos 50 anos recém completados da entidade de classe. A UnaVale mostrou a implantação do sistema séptico para o tratamento de esgoto doméstico feito nas propriedades rurais na bacia do Rio Una, em Taubaté.
O Espaço São José dos Campos reuniu nove secretarias municipais que exibiram trabalhos de cidadania, educação ambiental, geração de renda e mobilizaram os visitantes com uma maquete tridimensional do Vale do Paraíba, resumindo o histórico de 500 anos de transformações e impactos ambientais.
A Divisão de Turismo divulgou os pontos e os atrativos a serem visitados na cidade e a Secretaria Especial de Defesa do Cidadão expôs o trabalho de segurança e cidadania feito pela Guarda Civil Municipal e pelo Centro de Operações Integradas.
O Fundo Social de Solidariedade contou com a presença das professoras do Projeto Costurando o Futuro que produziram in loco, artesanato de fuxico e outros materiais, e a Secretaria de Desenvolvimento Social também expôs produtos artesanais feitos por excepcionais do Projeto Integra/Avape, e o trabalho de Reciclagem Cidadão da Cooperativa Futura, mostrando o desperdício predatório feito com o lixo.
A Secretaria de Relações do Trabalho pôs a disposição dos visitantes o serviço on line de Cadastro de Empregos e emitiu carteiras de trabalho no local e as Secretarias de Meio Ambiente e Educação, com uma decoração feita com objetos confeccionados a partir da reutilização de materiais e produtos recicláveis, mobilizou os visitantes para a importância de ações ambientais como prática consciente de cada cidadão. Também foram exibidos os projetos de Revitalização de Nascentes e Cultive uma Vida Saudável estimulando a criação de hortas em pequenos espaços.
A Fundhas – Fundação Hélio Augusto de Souza mostrou painéis, plantas e instrumentos musicais feitos com material reciclado e divulgou o trabalho de educação ambiental feito com as crianças. A Secretaria de Esportes fez apresentações artísticas com os grupos do Centro Poliesportivo do Jardim Cerejeiras, com as coreografias “É preciso reciclar” e “Praia”. Os alunos da Educação de Jovens e Adultos da Escola Dom Pedro de Alcântara, encenaram peça teatral sobre o Vale do Paraíba e suas transformações nos últimos 500 anos.
A Praça de Alimentação ficou por conta da AVAPE (Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais), do Projeto Integra, cujos alunos fizeram apresentações de teatro, dança e coral.
O Espaço da Feira de Comércio, Indústria e Serviços Sustentáveis – FRECIS uniu empresas com ações pró ativas a favor da preservação da natureza e da qualidade de vida da população regional tais como a Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos com seus 2.500 associados, que incentivou a venda de sacolas de pano, ecologicamente corretas.
A Construtora Terra Simão exibiu projetos de prédios e outros empreendimentos sustentáveis e a Veibras-Chevrolet mostrou as novidades automotivas da concessionária. O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo - Ciesp levou para o evento um esboço das atividades sócio-educativas e esportivas, assim como o Serviço Social da Indústria - Sesi, unidade de São José, ofereceu serviço de massagem e orientação.
A URBAM – Urbanizadora Municipal de São José mostrou o trabalho de varrição, tratamento, destinação e sistema de coleta de lixo, tido como exemplar na região. A ambulância com Unidade de Terapia Intensiva montada, da Unimed de São José, esteve presente durante todo o evento, como medida preventiva de acidentes. A Defesa Civil da cidade orientou crianças e adultos quanto aos procedimentos de primeiros socorros, e as medidas preventivas contra afogamentos e incêndios.
O Espaço Off Road contou com a presença do Jeep Club de São José dos Campos que expôs jipes de todas as idades, cores, formatos e tamanhos, mostrando o quanto o clube pode colaborar com as causas ambientais.
No Palco da Cultura, grupos e artistas de vários segmentos receberam os aplausos do público, entre eles, grupo de fanfarra, banda municipal, teatro, dança, coral de vozes e de flauta das Secretarias de Educação, Esportes de São José dos Campos, da Avape e performance de Consumo Consciente da Secretaria de Meio Ambiente. A Banda Vento Verde de Santo Antônio do Pinhal, cujo vocalista Marcio Leonardo “Branco” é autor de músicas de sucesso na voz de Tim Maia, abrilhantou o evento com uma apresentação de qualidade no sábado a noite.
Chamou atenção dos visitantes, a Mostra de Fotografias “Expedição Pico da Neblina 2009”, cujo grupo liderado por Valdinei Costa e Francis Maglia, atingiu este ano, a montanha mais alta do Brasil, na região amazônica.
A TV Vanguarda e o Portal de Notícias VNews se destacaram num estande decorado com painéis da Exposição Sustentável do programa Terra, Vida ou Morte, que de forma esclarecedora, divulga e informa a população das ações ambientais realizadas nas cidades cobertas pela afiliada à TV Globo.
O ECOADVENTUR M&VP/2009 contou com a cobertura jornalística das principais emissoras de tv, rádio, jornais e portais de notícias on line, como TV Vanguarda, TV Record, TV Band Vale, Rede Mundial de TV – à cabo, rádios Nativa e Bandeirantes de São José, jornal Valeparaibano, Diário de Taubaté, Semanário de Jacareí, Jornal Imprensa Livre, Diário do Litoral Norte, e teve notícias veiculadas em centenas de portais, sites e blogs.
PRIMEIRO DIA
A solenidade de abertura do EcoadventurM&VP/2009, ocorrida na noite de 24 de setembro último, contou com a presença de secretários municipais de turismo, presidentes de associações comerciais, ambientalistas, jornalistas e autoridades políticas e civis da região, entre eles, André Miragaia - secretário do Meio Ambiente de São José dos Campos, Felipe Cury - presidente da Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos, Luiz Carlos Carvalho - diretor comercial da TV Vanguarda, Paulo André Cunha Ribeiro - ambientalista e presidente do Instituto Onda Verde, realizador do evento, e Carlos B. Cavalcanti, criador e organizador.
O Prêmio Contribuição da Mídia à Sustentabilidade Regional, instituído pelo Instituto Onda Verde, foi entregue ao programa “Terra – Vida ou Morte“, da TV Vanguarda, considerado a melhor contribuição da mídia para a sustentabilidade da região, no último ano. Os repórteres Ademir Ribeiro, Hellen Santos e o repórter cinematográfico Fernando Alves foram homenageados com certificado e um regalo.
O administrador Fábio de Andrade, que atua no CONPET - Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural, vinculado ao Ministério das Minas e Energia, alertou em sua palestra que os brasileiros não podem mais continuar desperdiçando energias não renováveis tais como o petróleo.
SEGUNDO DIA
O resultado do 1º Encontro Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento, fruto da parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São José dos Campos e do Instituto Onda Verde, realizado na manhã do dia 25 de setembro último, foi à formação de um grupo de trabalho com representantes de cinco municípios, que se reunirão frequentemente para diagnosticar e propor soluções regionais quanto aos problemas ambientais.
O Encontro reuniu secretários e diretores de Meio Ambiente das cidades de São José dos Campos, Arapeí, Areias, Caraguatatuba, Jambeiro, Mogi das Cruzes, Monteiro Lobato, Santa Branca, Cruzeiro, Tremembé, Lorena, além da participação de representantes da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
O dia ainda contou com o painel “Empreendedorismo Sustentável” abrilhantado com os seguintes temas: Pagamentos por Serviços Ambientais, por Aurélio Padovezi, da The Nature Conservancy – TNC; Programa Desenvolvimento Regional Sustentável por Michele Lima, representante do Banco do Brasil; Transformando lixo em energia - Projeto Biogás da URBAM (Urbanizadora Municipal), pelo diretor presidente Alfredo de Freitas Almeida; e Crédito de Carbono, por Francisco Maciel da Iniciativa Verde.
O painel “Mudanças Climáticas” foi abordado por Roberto Simão, presidente da Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São José dos Campos. Ele antecipou a discussão mundial que será feita em dezembro, na Convenção das Nações Unidas sobre Mudança Climática - COP 15, em Copenhague – Dinamarca.
Dentre as ações ambientais do dia, a Companhia de Rafting junto à Band Vale, reuniu lideranças regionais e fez uma expedição com botes no Rio Paraíba, evidenciando o problema da grande poluição sofrida por este manancial que abastece quase 20 milhões de pessoas. Participaram da ação, professores universitários, representantes de operadoras de turismo como a AVS Entertainment, Instituto Hehfauser e atletas.
O EcoadventurM&VP/2009 contou com a visita de cerca de 100 ciclistas conscientes, que participaram da Bicicletada, um movimento de pessoas que incentivam o uso da bicicleta como transporte alternativo em trajetos de pequena e média distância.
TERCEIRO DIA
No dia 26 de setembro último, comunicadores e estudantes debateram o tema do Jornalismo Ambiental praticado por dois importantes veículos da região, o programa “Terra, Vida ou Morte”, representado pela repórter Hellen Santos e o Jornal Valeparaibano representado pela repórter Ana Claudia Mattos, com mediação da jornalista Bruna Vieira.
Hellen Santos detalhou a produção do especial “Terra, Vida ou Morte”, hoje um programa semanal da TV Vanguarda. Uma equipe de 13 profissionais trabalhou durante oito meses para mostrar as tecnologias limpas e alternativas desenvolvidas no Brasil e no mundo. Foram 100 horas de gravação para dois programas especiais de 1 hora cada, exibidos em dezembro do ano passado. “Uma tv regional pode produzir documentários de qualidade como os que vemos na tv à cabo. Buscamos influir na postura individual e na consciência ecológica das pessoas, mostrando que um programa ecológico não é percorrer um roteiro de trilha, mas fazer a conexão de que o que fazemos no dia-a-dia tem relação com o meio ambiente”, contou Hellen Santos.
Ana Cláudia Mattos, repórter do Jornal Valeparaibano comentou um pouco de suas experiências como jornalista em Manaus, e nos últimos dois anos, como correspondente no Litoral Norte Paulista. Ela ressaltou os graves problemas ambientais sofridos pelas cidades de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba, como praias impróprias, ocupações ilegais em áreas de preservação permanente, índice baixo de saneamento básico e crescimento desordenado. “Vejo que as pessoas começam a se locomover, a telefonar para o jornal, a denunciar. Na Praia de Itamambuca, em Ubatuba, que organizou uma manifestação pacífica em pleno campeonato de surfe, mostrando que a praia estava imprópria para banho. Ações positivas como estas, acabam incentivando novas atitudes”, revelou.
A Associação Vale Paraibana de Surf e Skate – AVSS, realizou um campeonato durante todo o sábado, com skatistas de São José dos Campos que movimentou o EcoadventurM&VP/2009. O campeonato de caráter amador, dividido nas categorias feminino, mirim, iniciante e amador, foi uma oportunidade dos skatistas joseenses praticarem o esporte e serem reconhecidos como atletas revelação da região.
QUARTO DIA
Na manhã de domingo, mais de 100 pessoas caminharam pelo Parque da Cidade e ganharam camisetas do Projeto Rio Vivo, uma parceria da Band Vale com a Companhia de Rafting. Outra ação diferenciada no EcoadventurM&VP/2009 foi o café da manhã com secretários de turismo da região, organizado pela Pássaro Marron, numa forma de incentivar o que há de melhor e mais bonito nas cidades onde a empresa de ônibus atua.
Ainda no final de semana, especialistas de diversas áreas ministraram palestras no auditório do Pavilhão Gaivota, tais como “Aventura Segura: O programa de qualificação e certificação do Ministério do Turismo” pela ABETA - Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura; “Desafios Extremos: Caminhos do Sucesso por Cyro Watari; “Projeto Jovens Viveiristas”, por Erika Nascimento da Simbiose Aventura; “A importância do macaco Muriqui, o gigante da montanha”, por Auro Miragaia; “Aprendizagem Experiencial, por Demétrios Carvalho da Ecosistema; “Aventura como Ferramenta para Educação Ambiental”, por Stefan Souzeto S&A; “Percepção Ambiental, a montanha do cotidiano”, por Hamilton Miragaia; e “Turismo de Aventura na Serra da Mantiqueira”
Ao término do evento, o organizador Carlos B. Cavalcanti demonstrou grande satisfação por ter contado com parceiros que, em razão de possuírem grande visão empresarial e notável espírito público, colaboraram intensamente para que a 7ª edição do ECOADVENTUR acontecesse e fosse bem sucedida. Ele citou especificamente as parcerias da Prefeitura Municipal, Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos, do CIESP, da VNews/Rede Vanguarda e da Opção Montagens. O evento ainda contou com apoios das empresas de ônibus Pássaro Marron, Airport Bus Service e Litorânea, Oscar Calçados, Urbam, Construtora Terra Simão e ABETA (Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura).
Paulo André Cunha Ribeiro, presidente do Instituto Onda Verde, que foi o realizador do evento, disse que o ECOADVENTUR atingiu seu objetivo e foi além, ao transmitir informações e sensibilizar quanto à importância dos fatores ambientais e ecológicos. “Nos eventos ECOADVENTUR, passou-se a construir propostas para efetivar ações e projetos que, de fato, são implementadas”, finalizou.
A próxima edição do ECOADVENTUR Mantiqueira e Vale do Paraíba tem data e local para acontecer. Será na Semana do Meio Ambiente, de 27 a 30 de maio de 2010, em São José dos Campos.
VISITE: http://www.ecoadventur.com.br/ e confira as fotos do evento.
De 24 a 27 de setembro, aconteceu o ECOADVENTUR Mantiqueira & Vale do Paraíba/2009, no Parque da Cidade, em São José dos Campos, que contou com a participação de mais de 80 expositores. Ali, ensinou-se, demonstrou-se e discutiu-se questões regionais e suas soluções quanto à ecologia, sustentabilidade, ecoturismo, jornalismo ambiental, preservação da natureza, despoluição de mananciais e esportes de aventura.
O Espaço Destinos Ecoturísticos, patrocinado pela empresa de ônibus Pássaro Marron, foi destaque ao reunir pela primeira vez num único evento, secretarias municipais de turismo das cidades de Caraguatatuba, São Sebastião, Ubatuba, Ilhabela, Paraibuna, Atibaia, Piquete, Santo Antônio do Pinhal, Monteiro Lobato, o distrito de São Francisco Xavier, São Bento do Sapucaí, Guaratinguetá e outros municípios que compõem os Circuitos do SEBRAE: Mantiqueira, Vale Histórico e Vale Religioso, e o Convention e Visitors Bureau de Campos de Jordão.
O Espaço dos FERAS reuniu micro empresas, operadoras ecoturísticas e de turismo de aventura como a Altus Turismo, o Clube de Cicloturismo do Brasil, a Secretaria de Esportes de Caraguatatuba que mostrou o trabalho feito pela Liga de Canoagem da cidade, César Dive Team e Overdive, ambas operadoras de mergulho, a Secretaria de Esportes de Ilhabela que alegrou a criançada ao montar uma piscina com barcos a vela monitorados por controle remoto, a instituição Ecosistema que desenvolve trabalhos de educação sócioambiental, consultorias, treinamentos e eventos de aventura, a Associação Valeparaibana de Skate e Surfe - AVSS, a Associação Brasileira de Parapente - ABP, a Revista Pulse, a Simbiose Aventura, o Rio Vivo, projeto da Band Vale de conscientização dos problemas de poluição do Rio Paraíba, a Associação de Surfe de Caraguatatuba e a Companhia de Rafting de São Luis do Paraitinga. Houve sorteio de dois vôos de parapente e de brindes no evento.
O FERA – Festival de Ecoturismo e Esporte de Aventura chamou a atenção para a necessidade de aperfeiçoamento da estrutura receptiva do turismo sustentável, além de contribuir para a maior divulgação do que já é feito na região. Durante os quatro dias de evento, os visitantes praticaram gratuitamente, atividades de aventura como tirolesa, parede de escalada de 12 metros, oficina de rafting e canoagem, vôo de parapente, montanhismo e técnicas verticais e uma caminhada no Parque da Cidade.
O Espaço da Ecologia que integrou o ENPRO-ECO - Encontro Pró Sustentabilidade Sócioambiental, outro eixo do EcoadventurM&VP/2009, reuniu organizações não governamentais, entidades ambientalistas e de classe, que exibiram projetos e realizações que beneficiam à população. Entre os presentes, o Instituto Ecológico e de Proteção aos Animais – IEPA de São José dos Campos que orientou os visitantes sobre o tráfico de animais silvestres, o programa de reabilitação feito com estes animais, e o Projeto Adote um Amigo, na qual cães e gatos foram adotados por pessoas que visitaram o evento.
A Vale Verde – Associação de Defesa do Meio Ambiente distribuiu panfletos das atividades, palestras, cursos, ações, projetos ambientais e campanhas educativas desenvolvidas pela entidade, assim como fez a Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São José que mostrou o trabalho feito nos 50 anos recém completados da entidade de classe. A UnaVale mostrou a implantação do sistema séptico para o tratamento de esgoto doméstico feito nas propriedades rurais na bacia do Rio Una, em Taubaté.
O Espaço São José dos Campos reuniu nove secretarias municipais que exibiram trabalhos de cidadania, educação ambiental, geração de renda e mobilizaram os visitantes com uma maquete tridimensional do Vale do Paraíba, resumindo o histórico de 500 anos de transformações e impactos ambientais.
A Divisão de Turismo divulgou os pontos e os atrativos a serem visitados na cidade e a Secretaria Especial de Defesa do Cidadão expôs o trabalho de segurança e cidadania feito pela Guarda Civil Municipal e pelo Centro de Operações Integradas.
O Fundo Social de Solidariedade contou com a presença das professoras do Projeto Costurando o Futuro que produziram in loco, artesanato de fuxico e outros materiais, e a Secretaria de Desenvolvimento Social também expôs produtos artesanais feitos por excepcionais do Projeto Integra/Avape, e o trabalho de Reciclagem Cidadão da Cooperativa Futura, mostrando o desperdício predatório feito com o lixo.
A Secretaria de Relações do Trabalho pôs a disposição dos visitantes o serviço on line de Cadastro de Empregos e emitiu carteiras de trabalho no local e as Secretarias de Meio Ambiente e Educação, com uma decoração feita com objetos confeccionados a partir da reutilização de materiais e produtos recicláveis, mobilizou os visitantes para a importância de ações ambientais como prática consciente de cada cidadão. Também foram exibidos os projetos de Revitalização de Nascentes e Cultive uma Vida Saudável estimulando a criação de hortas em pequenos espaços.
A Fundhas – Fundação Hélio Augusto de Souza mostrou painéis, plantas e instrumentos musicais feitos com material reciclado e divulgou o trabalho de educação ambiental feito com as crianças. A Secretaria de Esportes fez apresentações artísticas com os grupos do Centro Poliesportivo do Jardim Cerejeiras, com as coreografias “É preciso reciclar” e “Praia”. Os alunos da Educação de Jovens e Adultos da Escola Dom Pedro de Alcântara, encenaram peça teatral sobre o Vale do Paraíba e suas transformações nos últimos 500 anos.
A Praça de Alimentação ficou por conta da AVAPE (Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais), do Projeto Integra, cujos alunos fizeram apresentações de teatro, dança e coral.
O Espaço da Feira de Comércio, Indústria e Serviços Sustentáveis – FRECIS uniu empresas com ações pró ativas a favor da preservação da natureza e da qualidade de vida da população regional tais como a Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos com seus 2.500 associados, que incentivou a venda de sacolas de pano, ecologicamente corretas.
A Construtora Terra Simão exibiu projetos de prédios e outros empreendimentos sustentáveis e a Veibras-Chevrolet mostrou as novidades automotivas da concessionária. O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo - Ciesp levou para o evento um esboço das atividades sócio-educativas e esportivas, assim como o Serviço Social da Indústria - Sesi, unidade de São José, ofereceu serviço de massagem e orientação.
A URBAM – Urbanizadora Municipal de São José mostrou o trabalho de varrição, tratamento, destinação e sistema de coleta de lixo, tido como exemplar na região. A ambulância com Unidade de Terapia Intensiva montada, da Unimed de São José, esteve presente durante todo o evento, como medida preventiva de acidentes. A Defesa Civil da cidade orientou crianças e adultos quanto aos procedimentos de primeiros socorros, e as medidas preventivas contra afogamentos e incêndios.
O Espaço Off Road contou com a presença do Jeep Club de São José dos Campos que expôs jipes de todas as idades, cores, formatos e tamanhos, mostrando o quanto o clube pode colaborar com as causas ambientais.
No Palco da Cultura, grupos e artistas de vários segmentos receberam os aplausos do público, entre eles, grupo de fanfarra, banda municipal, teatro, dança, coral de vozes e de flauta das Secretarias de Educação, Esportes de São José dos Campos, da Avape e performance de Consumo Consciente da Secretaria de Meio Ambiente. A Banda Vento Verde de Santo Antônio do Pinhal, cujo vocalista Marcio Leonardo “Branco” é autor de músicas de sucesso na voz de Tim Maia, abrilhantou o evento com uma apresentação de qualidade no sábado a noite.
Chamou atenção dos visitantes, a Mostra de Fotografias “Expedição Pico da Neblina 2009”, cujo grupo liderado por Valdinei Costa e Francis Maglia, atingiu este ano, a montanha mais alta do Brasil, na região amazônica.
A TV Vanguarda e o Portal de Notícias VNews se destacaram num estande decorado com painéis da Exposição Sustentável do programa Terra, Vida ou Morte, que de forma esclarecedora, divulga e informa a população das ações ambientais realizadas nas cidades cobertas pela afiliada à TV Globo.
O ECOADVENTUR M&VP/2009 contou com a cobertura jornalística das principais emissoras de tv, rádio, jornais e portais de notícias on line, como TV Vanguarda, TV Record, TV Band Vale, Rede Mundial de TV – à cabo, rádios Nativa e Bandeirantes de São José, jornal Valeparaibano, Diário de Taubaté, Semanário de Jacareí, Jornal Imprensa Livre, Diário do Litoral Norte, e teve notícias veiculadas em centenas de portais, sites e blogs.
PRIMEIRO DIA
A solenidade de abertura do EcoadventurM&VP/2009, ocorrida na noite de 24 de setembro último, contou com a presença de secretários municipais de turismo, presidentes de associações comerciais, ambientalistas, jornalistas e autoridades políticas e civis da região, entre eles, André Miragaia - secretário do Meio Ambiente de São José dos Campos, Felipe Cury - presidente da Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos, Luiz Carlos Carvalho - diretor comercial da TV Vanguarda, Paulo André Cunha Ribeiro - ambientalista e presidente do Instituto Onda Verde, realizador do evento, e Carlos B. Cavalcanti, criador e organizador.
O Prêmio Contribuição da Mídia à Sustentabilidade Regional, instituído pelo Instituto Onda Verde, foi entregue ao programa “Terra – Vida ou Morte“, da TV Vanguarda, considerado a melhor contribuição da mídia para a sustentabilidade da região, no último ano. Os repórteres Ademir Ribeiro, Hellen Santos e o repórter cinematográfico Fernando Alves foram homenageados com certificado e um regalo.
O administrador Fábio de Andrade, que atua no CONPET - Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural, vinculado ao Ministério das Minas e Energia, alertou em sua palestra que os brasileiros não podem mais continuar desperdiçando energias não renováveis tais como o petróleo.
SEGUNDO DIA
O resultado do 1º Encontro Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento, fruto da parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São José dos Campos e do Instituto Onda Verde, realizado na manhã do dia 25 de setembro último, foi à formação de um grupo de trabalho com representantes de cinco municípios, que se reunirão frequentemente para diagnosticar e propor soluções regionais quanto aos problemas ambientais.
O Encontro reuniu secretários e diretores de Meio Ambiente das cidades de São José dos Campos, Arapeí, Areias, Caraguatatuba, Jambeiro, Mogi das Cruzes, Monteiro Lobato, Santa Branca, Cruzeiro, Tremembé, Lorena, além da participação de representantes da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
O dia ainda contou com o painel “Empreendedorismo Sustentável” abrilhantado com os seguintes temas: Pagamentos por Serviços Ambientais, por Aurélio Padovezi, da The Nature Conservancy – TNC; Programa Desenvolvimento Regional Sustentável por Michele Lima, representante do Banco do Brasil; Transformando lixo em energia - Projeto Biogás da URBAM (Urbanizadora Municipal), pelo diretor presidente Alfredo de Freitas Almeida; e Crédito de Carbono, por Francisco Maciel da Iniciativa Verde.
O painel “Mudanças Climáticas” foi abordado por Roberto Simão, presidente da Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São José dos Campos. Ele antecipou a discussão mundial que será feita em dezembro, na Convenção das Nações Unidas sobre Mudança Climática - COP 15, em Copenhague – Dinamarca.
Dentre as ações ambientais do dia, a Companhia de Rafting junto à Band Vale, reuniu lideranças regionais e fez uma expedição com botes no Rio Paraíba, evidenciando o problema da grande poluição sofrida por este manancial que abastece quase 20 milhões de pessoas. Participaram da ação, professores universitários, representantes de operadoras de turismo como a AVS Entertainment, Instituto Hehfauser e atletas.
O EcoadventurM&VP/2009 contou com a visita de cerca de 100 ciclistas conscientes, que participaram da Bicicletada, um movimento de pessoas que incentivam o uso da bicicleta como transporte alternativo em trajetos de pequena e média distância.
TERCEIRO DIA
No dia 26 de setembro último, comunicadores e estudantes debateram o tema do Jornalismo Ambiental praticado por dois importantes veículos da região, o programa “Terra, Vida ou Morte”, representado pela repórter Hellen Santos e o Jornal Valeparaibano representado pela repórter Ana Claudia Mattos, com mediação da jornalista Bruna Vieira.
Hellen Santos detalhou a produção do especial “Terra, Vida ou Morte”, hoje um programa semanal da TV Vanguarda. Uma equipe de 13 profissionais trabalhou durante oito meses para mostrar as tecnologias limpas e alternativas desenvolvidas no Brasil e no mundo. Foram 100 horas de gravação para dois programas especiais de 1 hora cada, exibidos em dezembro do ano passado. “Uma tv regional pode produzir documentários de qualidade como os que vemos na tv à cabo. Buscamos influir na postura individual e na consciência ecológica das pessoas, mostrando que um programa ecológico não é percorrer um roteiro de trilha, mas fazer a conexão de que o que fazemos no dia-a-dia tem relação com o meio ambiente”, contou Hellen Santos.
Ana Cláudia Mattos, repórter do Jornal Valeparaibano comentou um pouco de suas experiências como jornalista em Manaus, e nos últimos dois anos, como correspondente no Litoral Norte Paulista. Ela ressaltou os graves problemas ambientais sofridos pelas cidades de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba, como praias impróprias, ocupações ilegais em áreas de preservação permanente, índice baixo de saneamento básico e crescimento desordenado. “Vejo que as pessoas começam a se locomover, a telefonar para o jornal, a denunciar. Na Praia de Itamambuca, em Ubatuba, que organizou uma manifestação pacífica em pleno campeonato de surfe, mostrando que a praia estava imprópria para banho. Ações positivas como estas, acabam incentivando novas atitudes”, revelou.
A Associação Vale Paraibana de Surf e Skate – AVSS, realizou um campeonato durante todo o sábado, com skatistas de São José dos Campos que movimentou o EcoadventurM&VP/2009. O campeonato de caráter amador, dividido nas categorias feminino, mirim, iniciante e amador, foi uma oportunidade dos skatistas joseenses praticarem o esporte e serem reconhecidos como atletas revelação da região.
QUARTO DIA
Na manhã de domingo, mais de 100 pessoas caminharam pelo Parque da Cidade e ganharam camisetas do Projeto Rio Vivo, uma parceria da Band Vale com a Companhia de Rafting. Outra ação diferenciada no EcoadventurM&VP/2009 foi o café da manhã com secretários de turismo da região, organizado pela Pássaro Marron, numa forma de incentivar o que há de melhor e mais bonito nas cidades onde a empresa de ônibus atua.
Ainda no final de semana, especialistas de diversas áreas ministraram palestras no auditório do Pavilhão Gaivota, tais como “Aventura Segura: O programa de qualificação e certificação do Ministério do Turismo” pela ABETA - Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura; “Desafios Extremos: Caminhos do Sucesso por Cyro Watari; “Projeto Jovens Viveiristas”, por Erika Nascimento da Simbiose Aventura; “A importância do macaco Muriqui, o gigante da montanha”, por Auro Miragaia; “Aprendizagem Experiencial, por Demétrios Carvalho da Ecosistema; “Aventura como Ferramenta para Educação Ambiental”, por Stefan Souzeto S&A; “Percepção Ambiental, a montanha do cotidiano”, por Hamilton Miragaia; e “Turismo de Aventura na Serra da Mantiqueira”
Ao término do evento, o organizador Carlos B. Cavalcanti demonstrou grande satisfação por ter contado com parceiros que, em razão de possuírem grande visão empresarial e notável espírito público, colaboraram intensamente para que a 7ª edição do ECOADVENTUR acontecesse e fosse bem sucedida. Ele citou especificamente as parcerias da Prefeitura Municipal, Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos, do CIESP, da VNews/Rede Vanguarda e da Opção Montagens. O evento ainda contou com apoios das empresas de ônibus Pássaro Marron, Airport Bus Service e Litorânea, Oscar Calçados, Urbam, Construtora Terra Simão e ABETA (Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura).
Paulo André Cunha Ribeiro, presidente do Instituto Onda Verde, que foi o realizador do evento, disse que o ECOADVENTUR atingiu seu objetivo e foi além, ao transmitir informações e sensibilizar quanto à importância dos fatores ambientais e ecológicos. “Nos eventos ECOADVENTUR, passou-se a construir propostas para efetivar ações e projetos que, de fato, são implementadas”, finalizou.
A próxima edição do ECOADVENTUR Mantiqueira e Vale do Paraíba tem data e local para acontecer. Será na Semana do Meio Ambiente, de 27 a 30 de maio de 2010, em São José dos Campos.
VISITE: http://www.ecoadventur.com.br/ e confira as fotos do evento.









Ecoadventur M&VP/2009 terá ações ambientais de ONG’s do Vale do Paraíba, Mantiqueira e Litoral Norte



.jpg+ok.jpg)

