sábado, 26 de setembro de 2009

Na abertura, o EcoadventurM&VP/2009 ressalta a importância de práticas sustentáveis em prol do Desenvolvimento Regional

De quinta-feira à domingo, 27 de setembro, acontece o ECOADVENTUR Mantiqueira & Vale do Paraíba/2009, no Parque da Cidade “Roberto Burle Marx”, em São José dos Campos.

Secretários municipais de turismo, presidentes de associações comerciais, ambientalistas, jornalistas e demais autoridades políticas e civis da região estiveram presentes na noite de quinta-feira (24), na sessão de abertura do EcoadventurM&VP/2009.
O ambientalista Paulo André Cunha Ribeiro, presidente do Instituto Onda Verde que é a entidade realizadora dessa sétima edição, abriu o evento ressaltando as transformações ambientais que passa a região do Vale do Paraíba, Mantiqueira e Litoral Norte, devido às grandes obras em andamento, como a construção da Base de Gás em Caraguatatuba, o TAV (Trem de Alta Velocidade), a urgência de ações que visem a despoluição do Rio Paraíba, entre outras. “Agradecemos a todos os parceiros que acreditam no projeto Ecoadventur como medida de propagação das questões ambientais”, disse.
Felipe Cury, presidente da Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos, discorreu sobre o processo que levou a Associação torna-se parceira do Ecoadventur e falou do feliz “casamento” entre os temas Turismo e Meio Ambiente, dois grandes focos do evento. Segundo ele, “o Ecoadventur é fruto do idealismo e da obstinação de seus organizadores”.
André Miragaia, secretário de Meio Ambiente de São José dos Campos, disse que as pessoas estão mais conscientes das questões ambientais e de sustentabilidade, mas que na prática, o comportamento da sociedade, pouco mudou. Ele enalteceu a importância do desenvolvimento para a região que seria o contrário do simples e destruir crescimento sem qualidade de vida.
Miragaia ainda explicou que na manhã de sexta-feira (25), seria realizado o 1º Encontro Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento, reunindo mais de 20 gestores públicos da área de Meio Ambiente que debateram as realidades sócio-ambientais de toda região. “Não adianta termos ações de educação ambiental em uma cidade, se a cidade vizinha não acompanha. Os problemas ambientais não têm fronteiras À realidade de uma cidade, reflete a outra”.
O diretor comercial da TV Vanguarda, Luiz Carlos Carvalho, também integrou a mesa de abertura do EcoadventurM&VP, assim como o idealizador e gestor do projeto, Carlos B. Cavalcanti. A Banda Marcial Álvaro Gonçalves, da Secretaria Municipal de Educação de São José dos Campos, recepcionou os presentes com uma animada apresentação musical.

PRÊMIO CONTRIBUIÇÃO DA MÍDIA À SUSTENTABILIDADE REGIONAL
Ainda na sessão de abertura do EcoadventurM&VP/2009, na noite da última quinta-feira, o Prêmio Contribuição da Mídia à Sustentabilidade Regional, instituído pelo Instituto Onda Verde, foi entregue ao programa “Terra – Vida ou Morte“, da TV Vanguarda, considerado a melhor contribuição da mídia referente à questão ambiental na região, no último ano. Os repórteres Ademir Ribeiro, Hellen Santos e o repórter cinematográfico Fernando Alves receberam troféu, certificado e um regalo. “Este prêmio reflete que estamos tendo êxito no propósito inicial do programa que acredita na simbiose (relação mutuamente vantajosa entre dois ou mais organismos vivos) entre o ser humano e o meio ambiente”, declarou Ademir Ribeiro.

PALESTRA MAGNA - CONPET
O palestrante e engenheiro Fábio de Andrade, que atua na Petrobrás, finalizou a sessão de abertura do Ecoadventur, explicando as ações do CONPET - Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural, vinculado ao Ministério das Minas e Energia.
“O petróleo virou uma droga tal como a heroína do mundo moderno. E, de droga, não se tira vantagens. Esta frase serve para conscientizar as pessoas do como estão viciadas no uso de energias não renováveis. O resultado é um enorme desperdício dessas energias cujas fontes se esgotarão”, alertou. Fabio de Andrade fez um contraponto ao afirmar que 94% dos carros recém produzidos e que estão nas concessionárias do país, são bi-combustível. “Temos que estimular o uso do álcool para não enfrentarmos outra crise semelhante à do racionamento de energia sofrido anos atrás”.
Ele falou da importância da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança Climática - COP 15, que acontece em Copenhague – Dinamarca, em dezembro. “A proposta que será lançada na COP é de que quem poupar o uso de energias não sustentáveis, será financeiramente recompensado. Isso já acontece em muitos países na Europa. O Brasil está atrasado”.
Fábio de Andrade enfatizou ainda que o Brasil enfrenta problemas de desperdícios, mas que temos grandes soluções e ótimas oportunidades para ganhar com elas, pois somos um país com clima tropical, natureza exuberante e um povo realizador.

ECOADVENTUR MANTIQUEIRA E VALE DO PARAÍBA/2009
O EcoadventurM&VP/2009 caracteriza-se por ser um projeto continuado de educação ecológica e de estímulo ao desenvolvimento sustentável de regiões que têm no turismo uma de suas principais fontes de recursos econômicos, e cujos ecossistemas encontrem-se ameaçados.
São esperadas 15 mil pessoas nesta sétima edição. O Ecoadventur se divide em três eixos: o ENPRO-ECO - Encontro Pró Preservação Ambiental e Responsabilidade Social – realizado nesta sexta-feira, 25 de setembro; o FERA - Festival de Ecoturismo, Esportes Radicais e de Aventura – que acontece no sábado e domingo; e a FRECIS – Feira Regional de Comércio e Indústria Sustentáveis, - uma feira de serviços, produtos e equipamentos durante os quatro dias de evento.

O evento é uma realização do Instituto Onda Verde, administrado pela CBCavalcanti, parcerias com a Prefeitura Municipal de São José dos Campos, Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos e Portal de Notícias VNews da TV Vanguarda. Conta com apoios da CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), ABETA, empresa de ônibu Pássaro Marron, Airport Bus Service e Litorânea, Oscar Calçados, Opção Montagens e Eventos, Urbam, Construtora Terra Simão e Veibrás-Chevrolet.

Créditos das fotos: Bruna Vieira - EcoadventurM&VP/2009
Legendas das fotos: Abertura_ecoadventur10ok: O secretário municipal de Meio Ambiente de São José dos Campos, André Miragaia, na mesa de abertura do Ecoadventur, tendo a sua direita o presidente do Instituto Onda Verde Paulo André Cunha Ribeiro, e a esquerda, Felipe Cury, Presidente da Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos e Luis Carlos Carvalho, diretor comercial da TV Vanguarda.
Abertura_ecoadventur52ok: Os repórteres do Programa “Terra, Vida ou Morte”, Hellen Santos, Ademir Ribeiro e o repórter cinematográfico Fernando Alves recebem o Prêmio Contribuição da Mídia à Sustentabilidade Regional.
Abertura_ecoadventur60ok: O palestrante e engenheiro Fábio de Andrade, que atua na Petrobrás no CONPET - Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário